Congresso Debate Turismo Sobre Trilhos


Palestra_trem_SAL_O_SP_2016_B.jpg

Congresso debate turismo sobre trilhos


CONGRESSO DEBATE TURISMO SOBRE TRILHOS


VT 25/06/2016


No último dia 24 foi discuitdo em São Paulo as oportunidades de negócios para agentes de viagens e profissionais de turismo no 16° Congresso do Turismo Paulista no Salão São Paulo de Turismo, realizado pela Conteúdo Brasil e AMITUR - Associação dos Municipios de Interesse Cultural e Turístico

A palestra foi proferida pelo turismólogo, mestre em turismo e consultor em turismo ferroviário, Fábio Barbosa conhecido como pela alcunha de Fábio Fumaça no meio ferroviário e trade turístico. Com dezenove anos de experiência na área, quando deu início em 1997 na ex - FEPASA - Ferrovia Paulista S/A, nos trens de longo percurso em Campinas, vem atuando ativamente na difusão do turismo ferroviário do Brasil.


O foco da apresentação estava em mostrar aos agentes de viagens a oportunidade de negócios que os trens turísticos tem demonstrado e que ainda se faz necessário uma aproximação maior entre os agentes e os trens turísticos, que segundo a ABOTTC - Associaçção Brasileira de Operadores de Trens turísticos Culturais, são mais de 3,5 milhões de passageiros transportados em 2015. Os agentes tem a oportunidades de não só vender as passagens, mas também fretar carros (vagões para os leigos) e criar produtos diferenciados para seu público. Trens temáticos são outras alternativas já trabalhada com os operadores de trens, como o trem da cerveja realizado pela Viagens de Trem e BWT Operadora em 2015 e que terá a segunda versão no segundo semestre de 2016.


Na oportunidade foram apresentados também os bondes turíticos do Brasil e os únicos trens de longo percurso operado pelo Grupo Vale que atendem a atividade turística. Esses trens operam os trechos entre Vitória - ES a Belo Horizonte - MG e São Luiz - MA a Paraupébas - PA. 


Ainda foram apresentados os estudos realizados e em andamento da THG Consultoria e Turismo Ferroviário dos trens turísticos que devem fazer parte das estatísticas do turismo ferroviário em 2017.


Ao final os participantes da palestra foram presenteados com sorteio de cinco pares de bilhetes dos principais trens turísticos do Brasil. Os bilhetes foram uma cortesia dos operadores dos seguintes Trens:


Ainda no decorrer do sorteio o palestrante foi surpreendido pelo Senhor Ricardo Magalhães, proprietário do Hotel Vale do Sonho de Guararema com a cortesia de hospedagem ao ganhador do trem de Guararema. 


Espera-se que continue essas promoções e divulgações para uma aproximação maior do trade turístico aos trens turísticos do Brasil.


A THG Consultoria e a Viagens de Trem agradecem a parceria aos patrocinadores dos bilhetes dos trens e da hospedagem.


Informações sobre Trens Temáticos: (11) 9.9865.8243 - E-mail: viagensdetrem@viagensdetrem.com.br