TREM DE SÃO ROQUE
Trem de características turísticas da cidade de São Roque.
TREM DE SÃO ROQUE
A atual gestão da Prefeitura da Estância Turística de São Roque (2021-2025), administrada pelo Prefeito Guto Issa é consciente da importância do turismo e sua dimensão frente à economia atual, reconhecidamente o segmento é grande gerador de empregos diretos, indiretos e de renda, desde que acompanhado de ações concretas e objetivas.
Com uma demanda crescente por parte de órgãos públicos, privados e entidades sem fins lucrativos, observa-se que o transporte turístico de passageiros sobre trilhos no país, está sendo merecedor de novos estudos em alguns trechos e de pronta reativação em outros. Para tanto, será necessário a recuperação de trechos ferroviários (em vários trechos os trilhos foram furtados), carros (vagões) e locomotivas.
Considerada como Estância Turística do Estado de São Paulo, possuindo muitos recursos e atrativos turísticos, a cidade tem trabalhado para a implantação do Trem Turístico de São Roque, na recuperação das locomotivas, carros de passageiros e estações.
Para a concretização do projeto, será necessária a concessão do trecho ferroviário que depende de acertos jurídicos entre a CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e RUMO Logística S/A. Assim que definido essas questões que já estão sendo negociadas entre as empresas e prefeitura, o município deverá receber a concessão do trecho ferroviário para a circulação do trem turístico.
A consultoria do projeto foi realizada pela THG Ferrovia, Turismo e Consultoria Ltda, onde foram realizados os estudos de viabilidade turística e econômica e, atualmente a gestão da manutenção do material rodante está sendo feita pela Associação Nacional de Preservação Ferroviária - ANPF, uma parceria com a prefeitura, publicada pelo decreto n° 9.586/2021 e sem ônus financeiro ao munícipio.
OBJETIVOS
Geral:
Recuperar material rodante e trecho ferroviário, colocando em operação o trem turístico entre as estações de São Roque à Marmeleiro, São Roque à Maylasky e Maylasky à São João Novo, no Município de São Roque, conforme cronograma de etapas do projeto, considerando que a linha está abandonada e vários trechos sem trilhos e pontes devido aos furtos.
Específico:
MATERIAL RODANTE
Fabricante: H. K. PORTER COMPANY PITTISBURGH
Tipo: 2-6-0
Ano: 1946
Origem: Estados Unidos da América
Fabricante: H. K. PORTER COMPANY PITTISBURGH
Tipo: 2-8-0
Ano: 1948
Origem: Estados Unidos da América
Fabricante:
Ano:
Origem: Brasil
Fabricante:
Ano:
Origem: Brasil
ESTAÇÕES E PARADAS
Parada Marmeleiro
Estação São Roque
São Roque antiga
Estação Maylasky
Parada 50
Estação S João Novo
PROJETO OFICINA ESCOLA FERROVIÁRIA
Objetivo:
CURSOS DA OFICINA ESCOLA
Cursos a serem ministrados pelas instituições ou empresas:
MUSEU FERROVIÁRIO DINÂMICO E ESTÁTICO
O Museu Ferroviário de São Roque tem por objetivo expor materiais diversos relacionada à ferrovia e principalmente da Estrada de Ferro Sorocabana, a qual esta via férrea iniciou.
O grande mote para instalação do museu é a antiga estação ferroviária e a primeira estação, datada de 1875, início da Sorocabana. Atualmente a estação está sendo utilizada como canil da guarda municipal e já passou por diversos usos.
CONCEITO DO MUSEU
Baseando nos históricos de diversos museus ferroviários pelo Brasil e exterior, onde opera-se trens turísticos, é possível observar que muitos atrelam a parte museológica de seus material rodante (locomotivas e vagões) junta às oficinas dos trens. Trens que são de características históricas e são operacionais, transformando-se em um grande museu dinâmico. Usar o museu como ponto de início de visitação e passando pela área de preservação de equipamentos históricos, trás uma grande oportunidade de envolvimento das pessoas e criando credibilidade ao trabalho preservação da história sobre trilhos.